Acho que já falei sobre este tema por aqui, mas cada vez que converso com minhas amigas e amigos que tem filhos, me convenço que é um desafio colocar os filhos pra dormir. Felizmente superei este desafio, mas vejo que tem muita gente que não consegue.
Gente, na boa, não sou nenhuma expert no assunto pra ficar dando conselhos, mas acreditei na Super Nanny e DEU CERTO! Vocês devem estar dizendo: - Ah! Fala sério, Super Nanny?????
Pois é. Quando fiquei grávida a primeira vez comecei a assistir a Super Nanny com mais atenção. Muitas vezes ficava nervosa de ver aqueles "pentelhos" manipulando pais bonzinhos, ou ainda, de ver pais "bocabertas" não conseguindo sequer se fazer respeitar pelos filhos. Mas assisti tudo e sempre guardei informações que achei que um dia serviriam pra nós.
Quando os gêmeos nasceram, decidimos que quem iria dar as "ordens" aqui em casa seríamos eu e o Sid. Na minha opinião, criança não pode decidir a que hora vai dormir ou comer. A gente mostra pra elas que tem hora certa pra tudo e faz com que as "regras sejam cumpridas". E funciona!
Já ouvi dezenas de vezes:- Meu filho foi dormir só depois das onze da noite! Ou ainda:- Fulaninho não cansa nunca de brincar e a gente não tem tempo pra nós (casal).
Pois bem, já diz a Super Nanny que rotina é fundamental. Hora pra comer, hora pra brincar, hora pra tomar banho, hora pra contar historinha e por aí vai. Isso não significa que a gente precise ter uma agenda, com todos os "supostos" comprimissos marcados e seguir isso como se fôssemos robôs! Mas por exemplo, por volta de 18h00 o bebê deve jantar. Por volta de 19h30 os meninos maiores devem jantar. Por volta de 20h30 o Bruno vai pro banho e por volta de 21h00 ele cai no sono como se tivesse corrido pelo pátio o dia inteiro! Delícia sentir aquele bracinho amolecendo e caindo no colo da gente enquanto pegam no sono!
Agora, falando sério, a responsabilidade de deixar nossos filhos seguros, de fazer com que tenham boas e tranquilas noites de sono, com que comam as coisas certas e na hora adequada é nossa, dos pais! Criança não decide o que e nem quando fazer por uma razão bem simples... é criança, é filhote e quem decide o que é melhor pro filhote é o papai e a mamãe!
Aliás, importante destacar: O papai e a mamãe decidem juntos! Filhos são feitos a dois, pelo menos na espécie humana. Portanto, as responsabilidades são exatamente as mesmas!
Meus filhos não são de chocadeira! E o pai deles é mega participativo!
O Bruno dorme as nova da noite e acorda por volta das 7h30. Os guris dormem lá pelas 21h30 3 acordam lá pelas 8h00. Tudo certo. Cada um na sua cama, e no seu quarto. Se acordam no meio na noite por alguma razão, vamos até o quarto deles, fazemos um carinho, ajeitamos as cobertas e eles seguem o baile... quer dizer, o sono!
Na última noite o Bruno resolveu despertar, sei lá que hora, mas tava escuro e definitivamente não era hora de acordar! Tentei ajeitar ele no berço, mas dessa vez não colou! Tava beeeeem acordado.
Levei o pitoco pra minha cama, sentei na cama e fiquei com ele no colo até que pegasse no sono outra vez! Dormiu! E voltou pro berço dele! Sabe até que hora foi a soneca do guri? 9h20 da manhã! Hehehehe! Nem acreditei!E quando acordou tínhamos uma novidade! Nasceu o primeiro dentinho!
Em mim não doeu levar ele de volta pro berço e nele também não!
Nenhum comentário:
Postar um comentário