Hora difícil essa! Quando aparece a primeira oportunidade em que os pequenos testam nossa capacidade de sermos desafiados... ui, chega a hora de pensar em impor limites! Tarefa árdua, que requer muita persistência. Persistência pra mim é a palavra chave para educar. Se a gente não tiver paciência e capacidade de insistir um milhão de vezes para que eles façam as coisas certas, podemos correr o risco de desisitir no meio do caminho e fazer tudo errado.
Aliás, educar é um desafio do smaiores que existe. As crianças testam a gente desde bebezinhos! Nas menores coisas, nas ocasiões mais inesperadas somo testado a cada minuto.
Costumávamos conversar sobre o que seria certo ou errado para os nossos filhos. Enquanto era só teoria, parecia bem mais fácil. Mas na hora de colocar a mão na massa companheiros, a coisa fica osca!
Minha sorte é que sou airana. Bichinho teimoso e cabeça dura sou eu! Felizmente! Senão, já teria largado de mão diversas vezes.
Certa vez, os meninos tinham cerca de 1 ano e meio ou dois anos e estávamos em casa só nós 3( eu e os guris) e os cães. Sim, temos o Sushi, um akita que pensa ser um poodle e a Shakira, uma cocker obesa que se sente a última bolacha recheada do pacote. Aí, os meninos estavam brincando de desenhar. Resolveram sair pelo corredor rabiscando as paredes. Hehehe! Não tive dúvidas. Ao ver as obras de arte, fui até a lavanderia, busquei uma esponja para cada um, um balde com água e mostrei como deveriam fazer pra limpar a sujeirada! Limparam tudinho!
Outra vez o Inácio, bichinho teimoso como a mãe, fez birra e batendo o pé no chão jogou um brinquedo longe. Fiquei 20 minutos abaixada ao lado dele, próximo ao brinquedo, dizendo pra ele juntar. Ele dizia que não ia juntar . E eu mandava juntar! Fiquei com dor nas pernas, mas ele juntou o brinquedo e colocou no lugar certo! Sem bater pé!
Insistência, paciência e foco! Isso ajuda bastante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário